terça-feira, 1 de outubro de 2013

5 e 45 - Ergueu a Mão e Soprou um Beijo

Peça de teatro coloca público dentro de contêiner de cargas.

Uma mulher, encarcerada em uma solitária, 45 minutos antes de sua execução. O público, acomodado dentro de um contêiner marítimo de carga é cumplice e espectador da atriz Alexandra Tavares no espetáculo 5 e 45 - Ergueu a Mão e Soprou um Beijo. O solo com dramaturgia de Eduardo Joly e direção de Inês Aranha e é inspirado nos minutos finais da vida da atriz e dançarina holandesa Mata Hari, condenada por espionagem e executada em 15 de outubro de 1917, na França, e, surgiu a partir da pesquisa da atriz sobre a presença cênica e a figura da mulher em situações limites.

O espetáculo acontece dentro do contêiner de 6 metros de comprimento por 2,5 de altura remetendo ao espaço de uma cela de prisão. Atriz e público são monitorados nos 45 minutos da peça por um sistema de segurança administrado por dois vigias que executam a operação de som e luz. O contêiner - tem ar condicionado proporcionando um conforto térmico para a plateia que divide com a atriz a situação limite de estar preso - será instalado no espaço onde antes era o Pavilhão Nove, cenário do massacre do Complexo Penitenciário do Carandiru ocorrido em Outubro de 1992.

Nos 45 minutos da peça, uma detenta solitária em sua cela tem que escolher quais momentos reviver e o que resta para criar. O espaço limitado permite uma proximidade forte com o público que assume um papel de testemunha em “visita íntima”.

A interpretação é construída em diversas camadas que se sobrepõe entre sonho e realidade. “Cada olhar, cada gesto, reverbera no espaço diminuto como quem quer entender toda uma existência nos seus últimos minutos de vida. Uma atenção especial foi tomada para não haver julgamentos morais sobre a personagem. Não é uma vítima, não é uma mártir, não queremos defender, nem acusar. Queremos simplesmente estar e viver esta experiência. Cada espectador deverá tirar suas conclusões a partir do seu ponto de vista pessoal”, explica a diretora Inês Aranha.

5 E 45 - ERGUEU A MÃO E SOPROU UM BEIJO

De 1º a 31 de Outubro, Terças, Quintas, Sábados e Domingos às 17 horas.
Ingresso: Grátis (retirar ingressos 30 minutos antes).
Duração: 45 minutos.
Capacidade: 20 pessoas.
Classificação etária: 16 anos.
Local: próximo ao parquinho de areia (P4).


Concepção e atuação: Alexandra Tavares. Dramaturgia: Eduardo Joly. Direção: Inês Aranha. Treinamento de Odissi: Zina Filler e Silvana Duarte. Coreografia: Silvana Duarte Cenografia: Eduardo Joly e Carlos Eduardo. Pesquisa Sonora e Operação: Carlos Eduardo. Figurino: Chris Aizner. Adereços: Alexandra Tavares. Fotografia: Carlos Eduardo e Eduardo Joly. Produção: Alexandra Tavares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário