quinta-feira, 7 de março de 2013

Curiosidades: Das grades à libertação

Ao contrário do que possam pensar os visitantes que por ali passam, tais frases não foram escritas por presidiários que habitaram o local. O antigo palco de violência acabou por se transformar em berço do "Marco da Paz" e da "Liberdade", com poemas de autoria da poetisa e historiadora Rita Alves.

Foto: Sandra Kanashima

"As frases criadas especialmente para o Parque da Juventude tiveram como ponto de partida a questão da liberdade em contraposição à prisão. Frases que usam termos relacionados ao presídio, dando a elas a conotação de libertação, rompendo o conceito dos signos algemas, grades, amarras, confinamento, vigilância, limitação, muros, enfim, instalando signos entre ruínas da prisão, criando a possibilidade da libertação por meio da palavra. A poesia saiu do suporte livro de forma duplamente libertadora, uma ação enormemente significativa que teve repercussão internacional", explicou a autora.

Foto: Sandra Kanashima

"Poetas, como eu, sabem o que significa tentar publicar um livro de poemas. Ter poemas em instalações pela Cidade ganha uma ultradimensão sob todos os aspectos, especialmente ao observar o modo como a palavra poética chega ao público inversamente. Não é o leitor quem vai até a livraria, escolhe o livro, abre a página e lê o poema, mas, num espaço de lazer, ele é surpreendido pela palavra poética que lhe entra pelos olhos, causando as mais diversas reações, um estranhamento, um desejo de querer saber o que é. E quem sabe seja o primeiro passo para adentrar ao mágico universo da leitura de poemas, restrito a tão poucos", destacou Rita.

*Rita Alves
Historiadora, crítica literária, ensaísta e poeta, Gestora de Patrimônio Histórico e Culturas, membro fundadora do Instituto Orlando Villas Boas.
Instalações permanentes de Arte/Poesia nos quatro principais parques da cidade de São Paulo: Ibirapuera, Villa-Lobos, Ecológico Tietê e Parque da Juventude. Literata premiada pela Comunidade África Brasil em 2011. Realizou diversas publicações de poesias, ensaios, antologias e etc.



Link da Reportagem:

http://www.jornalspnorte.com.br/materia.asp?cid=10&nid=6951

Um comentário: